Núcleos de Vivência - NV's

 

O que são os NV's?


Acreditamos que a vivência e a troca de experiências com diversos representantes da cultura local podem ser espaços ricos em discussões e de crescimento mútuo. Os NV`s pretendem ser um diálogo com a(s) comunidade (s), ultrapassando os muros da Universidade e rompendo com a idéia de que a academia é o único lugar que pode oferecer contribuições a nossa formação. Nos NV’s, os participantes poderão conhecer a realidade do local que é sede do ENEP, mas não em uma perspectiva turística mercadológica, mas de fato entrando em contato com aquela comunidade.


Conheça algumas das comunidades que estarão conosco nesse ENEP:



Assentamento João Batista II


A área da extinta fazenda que hoje constitui o AJB II foi ocupada em 15 de novembro de 1998, período em que aproximadamente 850 famílias acamparam no local. Contudo, foi somente em 2001 que a mesma, anteriormente pertencente a um grande latifundiário e cujas terras eram improdutivas, foi desapropriada para reforma agrária e os sem-terras foram ali assentados. O AJB II fica a cerca de 20 km do centro do município de Castanhal, na região nordeste do Pará, e hoje residem no mesmo mais de 120 famílias, as quais vivem da agricultura familiar e criação de alguns animais, em sua maioria, bovinos e caprinos. Politicamente, hoje convivem lá agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terras (MST) e à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF).



Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará (AITESAMPA)


Nos últimos anos, muitos processos de demarcação de terras indígenas foram concluídos, porém, ainda existem muitos povos que não obtiveram da Justiça o direito à posse de suas propriedades. A região onde vivem os índios Tembé de Santa Maria do Pará, das aldeias Jeju e Areal é um exemplo disso. Diante disso, a Aitesampa tem como missão articular os povos indígenas para o resgate do território e da cultura indígenas. A cidade de Santa Maria do Pará tem uma população de mais de 22 mil habitantes e fica localizada na região nordeste do estado. CLIQUE AQUI para mais informações.



Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA)


O Cedenpa é uma Entidade sem vínculos políticos partidários e sem fins lucrativos. Considera-se ecumênica, porém, sobre esse ecumenismo, entende que ,mesmo reconhecendo que a maioria da população negra segue doutrinas cristãs , dá-se especial atenção e valorização à religiões de matrizes africanas-negras e à afro-religiosidade ancestral. Para cumprir seu Compromisso Social: "Contribuir para a eliminação de todos os mecanismo que produzem discriminação racial, estimulando a conscientização e propondo políticas públicas voltadas para a população afro-negra-brasileira, visando a construção de uma sociedade equânime". CLIQUE AQUI para mais informações.



Acampamento Chico Mendes


É uma ocupação de 3 anos em Benevides, cidade vizinha à Belém, na Avenida Perimetral Sul, S/N, conhecido popularmente como “estrada do camelo”. Tem 800 hectares de terra; 95 famílias (sendo que cada família tem um lote de 7 hectare e meio). Algumas famílias já conseguiram avançar no campo da lavoura branca (mandioca, macaxeira, etc), outras não, por falta de recurso e assistência técnica, já que ainda é pré-assentamento. Os adultos trabalham na roça (alguns), outros na criação, na piscicultura (temos criadores de peixe: tambaqui, tilápia). Alguns até já perderam produção por falta de acompanhamento técnico. Seus integrantes são todos vinculados à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF).

 

 

Ilha do Urubuóca

 

A Ilha de urubuóca é uma das 26 ilhas , pertencentes a região metropolitana de Belém, atendidas pela pastoral da igreja católica. O Programa de Assistência aos Ribeirinhos, é desenvolvido há 4 anos pela
comunidade pastoral da ilha de caratateua, onde criam-se projetos de benefícios às comunidades ribeirinhas e formam-se parceria com o poder público para a viabilização desses projetos. Atualmente no programa desenvolve-se projetos como: a-) Projeto de manutenção de microssistemas de abastecimento de Àgua potável; b-) Projeto de Alternativas de subsistência; c-) Projeto de formação profissional.


 

Em breve, informações sobre os demais Núcleos de Vivência:


Comunidade de Remanescentes Quilombolas São Pedro

Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB / Cotijuba)

Grupo de Mulheres da Área Central (GEMPAC)