Belém-Pará

 

Cidade das Mangueiras, a sede do XXIII ENEP:

Pça da República


História

A região onde Belém está situada era originalmente habitada pelos índios Tupinambá. A cidade foi fundada no dia 12 de janeiro de 1616 pelo capitão - mor Francisco Caldeira Castelo Branco que, enviado pela coroa portuguesa para defender o território contra as tentativas de conquista da França, Holanda e Inglaterra, ergueu o Forte do Presépio (hoje Complexo Feliz Lusitânia). Inicialmente, a cidade foi chamada de Feliz Lusitânia. Depois ainda foi chamada de Santa Maria do Grão Pará bem como de Santa Maria de Belém do Grão - Pará, até finalmente chegar à denominação atual de Belém.

Distanciada do resto do país e fortemente ligada à Portugal, Belém vem a reconhecer a independência do Brasil apenas em 15 agosto de 1823, quase um ano depois da declaração. Entre os anos de 1835 e 1840 Belém é palco da Cabanagem, revolta considerada de participação mais autenticamente popular da história do país: movimento social de negros, índios, mulatos, cafusos, mestiços, tapuios (índios destribalizados) e brancos das camadas mais pobres da sociedade, os quais habitavam em cabanas à beira dos rios e igarapés. O desenrolar efetivo do movimento ocorreu entre 1835 – 36, quando após tomar o poder da Província e expulsar o então representante da corte imperial, os cabanos constituem o primeiro e único governo popular de base índio-camponesa do Brasil no período imperial.

Com o crescimento da importância da borracha (Seringueira - Hevea brasiliensis) que gerou o chamado ciclo da borracha, entre o final do século XIX e começo do século XX, Belém atingiu grande importância comercial. Este período ficou conhecido como Bèlle - Èpoque. Desta época datam construções como o Palácio Lauro Sodré, Colégio Gentil Bitencourt, Teatro da Paz (1878), Palácio Antônio Lemos e o Mercado do Ver-o-Peso (1901).

Geografia e Clima

Belém está situada a aproximadamente 160 quilômetros da linha do Equador, na região do delta do rio Amazonas, às margens da baía de Guajará, do rio Guamá e do rio Capim.

Ocupando uma área de 51.600 ha, onde mais da metade representam ilhas, são 55 ao todo, 28 das quais conhecidas e identificadas. As partes baixas da cidade e das ilhas são inundadas diariamente pelas águas das marés, enquanto as zonas mais altas alcançam no máximo 10 m acima do nível do mar.

O clima em Belém é quente e úmido (a cidade é conhecida por ter chuva quase todos os dias do ano, no final das tardes). A temperatura mínima atingida na área é de aproximadamente 25°C, nas madrugadas. A temperatura máxima pode chegar perto dos 42°C, especialmente entre julho e novembro. A humidade relativa do ar está sempre em torno de 98%.


Estado: Pará
Cidade: Belém
Área: 1070 km²
População: 1.342.202
Altura: 10 m
Coordenadas geográficas: 01° 28' lat. sul / 48º 29' long. oeste