Bem-vindo ao nosso site do XXIII ENEP-Belém/PA

 


 

Nota sobre o XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia*

 

Estamos finalizando hoje o XXIII ENEP, mas o início dessa história na verdade, não é no dia 25. Não começa ali, e aliás, nem no ENEP Belo Horizonte. Voltamos alguns anos, ao ENEP Vitória, onde muitos de nós, do coletivo Belém, inclusive sequer estávamos presentes. Lá dávamos os primeiros passos do nosso movimento regional, que se fortaleceu e amadureceu durante esses anos. Esse movimento é o principal espaço de formação e/ou militância da maioria de nós, seja construindo o coletivo, ou participando dos encontros regionais.

Nós, do coletivo Enep Belém, temos posicionamentos políticos sólidos sobre movimento estudantil e sobre a construção de encontros. O coletivo ENEP Belém não reconhece o XXIII ENEP como uma realização da Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia. Não negamos nem esquecemos a ajuda que tivemos, pois isso seria injusto com alguns estudantes do coletivo gestor que, mesmo que em níveis diferentes, contribuíram com a construção do ENEP, e os reconhecemos enquanto comissão organizadora. O XXIII ENEP foi construído por estudantes de psicologia de vários estados do Brasil, e a maior parte da comorg não compõe o coletivo gestor. A CONEP enquanto entidade não construiu o XXIII ENEP. Reconhecemos a importância da articulação estudantil nacional e das executivas de curso, acreditamos na potencialidade do Encontro Nacional para essa articulação, e por isso o construímos, mas não reconhecemos a representatividade da conep da forma que se organiza atualmente.

Como dito, temos concepções sobre a construção de encontros estudantis, e acreditamos na construção coletiva, independente de cidade, entidade e grupos ou concepções políticas, e sabemos que ela pode acontecer.

O XXIII ENEP é um marco, por diversas questões. Além de ser o primeiro Encontro Nacional de estudantes de Psicologia realizado na região norte, em 23 edições, entendemos que ele teve como marco a pluralidade, que pôde ser vista na diversidade de formatos de atividades da programação, que contempla diferentes concepções de Movimento Estudantil. O que queremos é que ele também tenha marcado a pluralidade do Movimento Estudantil de Psicologia do Brasil, e a diversidade sociocultural das regiões, pra que o ENEP caminhe na direção de se tornar um encontro de fato Nacional de estudantes de Psicologia, e pra que a conep caminhe na direção de lutar pelas demandas reais dos estudantes do país.

 

 

Coletivo ENEP Belém

Estudantes de Psicologia UFPA/UNAMA

 

 

*Esta nota fora construída pelo Coletivo Enep Belém e lida na Plenária Final do XXIII ENEP - Belém/PA.

 

CLIQUE AQUI para baixar a nota.

 

 

 

====================================================================================================

 

 

CARTA DE AGRADECIMENTO...

 

 

 

XXIII Encontro NACIONAL de Estudantes de Psicologia

(Belém/PA, 25 a 30 de julho de 2010)

 

 

CARTA DE AGRADECIMENTO

 

“Caminhante, são as tuas pegadas o caminho, e nada mais; caminhante, não há caminho: o caminho se faz ao andar.”

(Antonio Machado)

 

O XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia - ENEP foi realizado graças a um conjunto de pessoas que se empenhou para que ele fosse um sucesso. Neste conjunto, bastante diversificado, não poderíamos deixar de mencionar a todos/as os/as convidados/as que se dispuseram a compartilhar o seu conhecimento sobre questões relevantes à construção de uma Psicologia mais comprometida com as diferentes realidades de nossa sociedade: facilitadores de GDV’s, Rodas de Conversa e Oficinas, Mesas, expositores das mostras de conhecimentos e colaboradoras das demais atividades.

É preciso destacar, também, aos que se ocuparam da organização, na qual incluímos todos os que direta ou indiretamente “meteram a mão na massa” e fizeram esse encontro acontecer; aos que mantiveram as salas e os banheiros sempre limpos; aos que protegeram nossa integridade física e psicológica, aos nossos “transportadores” de equipamentos de áudio e visual; aos que nos alimentaram (“comuns” e vegetarianos); aos motoristas que cuidaram do transporte de todos; às bandas que transformaram nossas noites em momentos inesquecíveis, aos encontristas – alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, profissionais das diversas áreas da Psicologia, os quais vieram dar vida ao Encontro com seus diferentes sotaques, e suas presenças no ginásio, nas salas, nos corredores, nos banheiros, no vadião, na beira do rio e espalhados por toda UFPA.

Também agradecemos aos nossos apoiadores: Master Copy (Lucival e Laci sempre incansáveis), SOL Informática, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia.

 

À Universidade Federal do Pará agradecemos nominalmente à:

- Prof. Dr. João Márcio, atual diretor do IFCH, que nos ajudou incondicionalmente mesmo antes de assumir a direção. Sua colaboração não apenas no concernente ao IFCH, mas nos diálogos junto a outros setores da instituição foi fundamental para que o encontro se concretizasse.

- Prof. Dr. José Maia Neto, diretor de assistência e integração estudantil da PROEX / UFPA.

- Prof. Edson Ortiz, pró-reitor da PROAD.

- Alemar Dias Júnior, Prefeito do Campus.

 Agradecemos pelo apoio prestado para a realização deste evento e, principalmente, à confiança e parceria advindas deste apoio, que sem dúvidas nos levaram a consolidação de um evento de Psicologia que proporcionou : discutir, acumular, elaborar, repensar suas práticas e relações com os vários atores sociais, em prol de transformações reais na sociedade brasileira. A vocês nosso agradecimento.

Apesar das diferentes e valiosas contribuições desse conjunto de pessoas, é preciso ressaltar um fator comum a todas elas, que garantiu não apenas o sucesso deste ENEP, mas que tem garantido (e garantirá) o sucesso de outras edições: o compromisso com uma Psicologia muito mais próxima da realidade social, que ultrapasse os muros da universidade, o que é, a nosso ver, a principal contribuição e o motivo maior desta carta de agradecimento.

Agradecemos assim à todas as pessoas que contribuíram para viabilizar o ENEP - Belém, pelo seu empenho, esforço e, em especial, pela demonstração de compreensão e solidariedade na solução dos problemas que surgiram, expressando a possibilidade de congregar mesmo na diversidade, em torno de ideais sociais, políticos e estudantis de um valor maior: o compromisso ético com as questões da Psicologia, e que se expandem às vivências individuais e coletivas.

A todos aqueles que expressaram esse compromisso participando do XXIII Encontro Nacional de Estudantes, o nosso MUITO OBRIGADO(A)!

 

 

Comissão organizadora / Coletivo ENEP Belém

 

 

 

CLIQUE AQUI para baixar a Carta de Agradecimento

 

 

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.