GRUPOS DE DISCUSSÃO E VIVÊNCIA

 


No XXIII ENEP, como em outras versões do nosso encontro, há espaço para as discussões políticas e culturais que se relacionem com nossa formação em Psicologia (dentro e fora das universidades) e com o tema do encontro. Acreditamos que essa articulação pode acontecer, além de outros espaços, nos nossos “Grupos de discussão e Vivência” - GDV’s.


Os GDV’s são uma junção das oficinas com grupos de trabalho. Um dos objetivos dessa junção seria se afastar do formato de uma roda de pessoas discutindo de forma exaustiva, e torná-la uma discussão mais leve, dinâmica, sem se afastar do que se propõem estas discussões. Por outro lado, a idéia de Oficina possibilita formas de vivenciar o que está se trazendo, além de outras formas de produção (poemas coletivos, peças, textos, paródias, atos, murais, zines etc), além do encaminhamento de propostas, que também são possíveis e importantes neste espaço. Por fim, esse formato garante que haja alguém, um (ou mais) facilitador/a presente, para levantar questões e sugerir metodologias para as Oficinas.


Portanto, foi dessa junção que nasceram os Grupos de Discussão e Vivência. É muito importante que cada GDV procure trazer à discussão a temática do encontro articulada a seu tema.

Como uma forma de garantir que discussões que acreditamos ser de grande relevância para nossa formação enquanto futuros psicólogas/os e Cidadãs/ãos, a organização do ENEP se responsabiliza por convidar alguns facilitadores/as para realizarem GDV´s sobre temas já estabelecidos. Mas isso não impede de você inscrever seu GDV também e, assim, colaborar para a construção da programação do nosso ENEP.

 

Instruções de Envio


1. Construa sua proposta, em português. Ela deve conter:

a) Título

b) Facilitadores/as

c) Instituição de ensino/ cidade/ estado

d) Resumo

e) Palavras-chave

f) Justificativa

g) Objetivos

h) Metodologia

i) Participantes

j) Materiais

k) Espaço a ser utilizado

l) E-mail para contato

2. No site do ENEP, na aba Submissões > GDVs, preencha os espaços destinados a cada item.

3. Envie sua proposta até 15 de maio de 2010 (prazo prorrogado), e fique atento ao retorno da comissão Acadêmico-Política do XXIII ENEP em seu email.


ATENÇÃO!


- Destaca-se a importância de se observar as “instruções de envio”, pois
previamente à avaliação dos conteúdos será verificado o cumprimento das
mesmas.

- Lembre-se, na hora de construir seu projeto, que seu GDV deverá ter até 3 horas de duração.

 

Construa sua proposta:

ITENS

OBSERVAÇÕES

Título

Título completo do trabalho a ser apresentado, de forma livre e sem formalidades.

Facilitadores/as

Escrever o nome completo de cada um/a dos autores/as.

Instituição/ cidade/ estado

Colocar a instituição e/ou Cidade e Estado dos/as facilitadores.

Resumo

Este é o texto que será incluído nos anais do Encontro e divulgado durante o mesmo. Aqui é necessário apresentar o GDV e descrever,de forma sintética a justificativa e os objetivos. Não é necessário incluir a metodologia.

O resumo deve ter entre 200 a 300 palavras.

Palavras-chave

Indicar entre três e cinco palavras-chave.

Justificativa

Fundamentar e justificar a proposta

Indicar e esclarecer:

· As motivações que levaram à escolha pela proposta;

· A aproximação com o tema do encontro;

· Relevância e pertinência da discussão;

· A relevância da intervenção para sua formação e dos participantes envolvidos.

· Articulação com o tema do encontro

Existem 3 perguntas a serem respondidas, que são: por quê? Para quê? Para quem?

Objetivos

Identificar os objetivos gerais e específicos. O que se quer?

Metodologia

Descrever os procedimentos e organização das tarefas de sua proposta de discussão e vivência. Como vai fazer para atingir os objetivos?

Participantes

Especificar a quantidade mínima e máxima de participantes.

Materiais

Especificar os materiais necessários para o GDV. Ex. Papéis, canetas, cartolina, TV, Vídeo, etc.

Atenção! Tentaremos garantir os materiais, no entanto, ao enviar o aceite, iremos confirmar a nossa disponibilidade

Espaço a ser utilizado

Seu GDV deve, preferencialmente, ser realizado onde? Sala? Com ou sem cadeiras? ao ar livre?

E-mail para contato*

Atenção! Deve-se indicar apenas um e-mail para comunicação entre a comissão organizadora e os/as autores/as. Deve-se priorizar a pessoa que tiver mais disponibilidade de responder prontamente às nossas comunicações em caso de necessidade.


CRITÉRIOS DE JULGAMENTO


As propostas recebidas dentro do prazo indicado serão analisados pela Comissão Acadêmico-política. Buscaremos considerar se estão dentro do que se propõe o espaço (discutir e vivenciar), a Aproximação com o tema do encontro, a Relevância e pertinência da discussão para as realidades da Psicologia e do Movimento Estudantil nacional; e a relevância para formação das pessoas envolvidas, além da viabilidade de recursos e espaço.


RESULTADOS


A princípio, a Comissão Acadêmico-política não pretende recusar nenhuma proposta. Ao identificar alguma incoerência em relação aos critérios acima descritos, entraremos em contato para sugerir alterações e/ou adaptações. No entanto, a depender da quantidade de propostas enviadas, esse posicionamento poderá ter que ser revisto, em função da disponibilidade de espaço neste ano.


Caso sejam submetidas duas ou mais propostas com temas muito próximos, a comissão Acadêmico-política poderá sugerir aos proponentes que dialoguem e pensem na possibilidade de integrá-las.

A relação dos GDV’s que irão compor a programação do encontro será divulgada, no site até o dia 30 de maio de 2010 (prazo prorrogado).

Os resumos destas propostas serão publicados nos Anais do encontro. Será emitido apenas um certificado por GDV, contendo o nome de todas/os os/as autores/as", independente da quantidade de autores/as envolvidas. O mesmo será disponibilizado mediante a confirmação de apresentação.


PRAZOS PRORROGADOS



15 de maio => Último dia para enviar propostas

30 de maio => Divulgação dos resultados no site

 


MODELO

 

CLIQUE AQUI pra ver o modelo



SOBRE A INFRA-ESTRUTURA

A infra-estrutura disponibilizada será de acordo com as demandas de cada GDV, já sabendo-se que teremos tanto espaços fechados (salas de aula) como espaços ao ar livre.


Tentaremos disponibilizar os materiais solicitados pelos/as facilitadores/as tais como papel, canetinhas, etc, e o que não for possível disponibilizarmos, avisaremos com antecedência aos mesmos.



CONTATOS PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS

 

enep.online@gmail.com




CLIQUE AQUI para ver a listagem dos GDV's!!!