LISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COMUNICAÇÃO ORAL)
ACEITOS PARA COMPOR A PROGRAMAÇÃO
XXIII ENEP - BELÉM/PA
Enepian@s que irão participar do PermutAção Psi no formato Comunicação Oral, segue abaixo informações sobre esta atividade:
- Cada participante terá 20 minutos para apresentar sua Comunicação Oral.
- Após as apresentações haverá espaço para discussão dos trabalhos apresentados.
- Haverá um facilitador em cada sala para coordenar a atividade.
- Para saber onde e quando você apresentará seu trabalho, procure os cartazes com a programação que estarão disponíveis na UFPA na data do encontro.
- Informamos ainda que infelizmente não poderemos disponibilizar materiais como Datashows e Retroprojetores para as apresentações.
Representações sociais da Psicologia pelo espiritismo |
Psicologia Social Comunitária: a interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social |
Singularidades entre projetos de "ressocialização" de jovens em conflito com a lei a |
A gente não nasce mulher torna-se mulher |
As contribuições da teoria das inteligências múltiplas para a educação |
Poder e resistência em Foucault: a possibilidade de uma estética da existência? |
CAPS - ordenador ou centralizador? Discutindo estratégias para o funcionamento da rede de saúde mental |
Diálogos entre a Psicologia Educacional e as políticas de inclusão social em João Pessoa |
Movimento punk: um diálogo possível entre marginalização e produção de autonomia? |
O desenvolvimento infantil com um enfoque da Psicologia Analítica |
A morte na perspectiva da Psicologia Analítica |
Alienação parental sob a ótica interdisciplinar |
A Psicologia Social Comunitária: um olhar dos estagiários acerca da intervenção realizada em um grupo de idosos |
Alfabetização de adultos: ensaiado uma cartografia |
Alfabetização na maturidade: impactos na vida |
Não-violência e movimentos sociais: contribuições da Psicologia |
Segregação estudantil dentro da universidade: as dificuldades de se abrir um simples portão |
Há necessidade de atendimento terapêutico às mulheres após um abortamento: percepções a partir do campo de pesquisa |
Mudanças de espaços no processo de desinstitucionalização |
As contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a superação do assistencialismo à classe trabalhadora |
Uma reflexão sobre abrigamento e acolhimento familiar |
A idiocracia invadindo a universidade: uma análise critica da ideologização do ensino superior |
Um breve caso: a única de nove |
Histórias de uma (des)construção: percursos do AJB II |
Erep_ando: (des)caminhos e outros olhares à formação em Psicologia |
A constante busca pelo ser-homem da existência humana como necessidade inerente às ciências do homem |
Inquietações e questionamentos sobre a formação em saúde em Psicologia: o prescrito, o experimentado e o polêmico sobre os estágios em atenção básica |
A influência da mídia no desenvolvimento infantil |
Ludoterapia em Erik Erikson: um estudo de caso |
Centro de tratamento de transtornos alimentares – CETRATA |
De Kinsey à atualidade: continuidades e rupturas |
Alienação x consciência: jovens em conflito com a lei sob a óptica da Psicologia Social |
“A nossa competência aqui é ficar calado”: um olhar sobre o serviço de Psicologia de Vara da Infância de Juventude |
Qual a motivação para o desenvolvimento da ortorexia e sua influência nas relações sociais? |
A invisibilidade social como promotora de violência urbana |
A obra de Samuel Beckett e a sua relação com a Psicanálise |
“Trabalho forçado”: a exploração de trabalhadores rurais nas fazendas paraenses |
Pelos poderes do falo: um caso clínico de Neurose Obsessiva feminina |
A importância dos ecomovimentos em prol da saúde psíquica dos indivíduos |
Projeto “viver, conviver e aprender” |
Violência contra a mulher: observação do funcionamento institucional de uma delegacia da mulher |
Psicólogo escolar educacional: questões importantes acerca da atuação e da formação acadêmica adequada |
Comunidade e empoderamento: uma experiência psicossocial em extensão universitária |
Sqatt Toren – ocupação com arte e produção |
Isso é saúde? Isso é educação? A invenção do psicólogo redutor de danos como educador popular |
“Pro rico o pan é esporte, pro favelado é porrada e morte!”: a “chacina do pan” e a produção de vidas descartáveis na cidade do Rio de Janeiro |
APAC, extensão e direitos humanos |
Experiência de estágio supervisionado em saúde mental: uma reflexão a cerca da clínica psiquiátrica e a inserção da Psicologia nesse campo |
A influência do tratamento moral na psiquiatria |
O exercício da liberdade no ambiente escolar |
Projeto mulheres mil: subprojeto mulheres de Fortaleza – a experiência de uma prática |
O valor do trabalho no cumprimento de medidas alternativas: caráter punitivo ou possibilitador? |
Os efeitos da hospitalização no brincar de crianças hospitalizadas |
O lugar do professor na relação professor aluno |
A influência sociocultural no uso de álcool por adolescentes caririenses e suas consequências subjacentes |
O uso de jogos de interpretação e sua culpabilidade em crimes reais |
Representações sociais do trabalho: um estudo entre trabalhadores da construção civil |
Teorizando sobre a morte: como a Psicologia Hospitalar vem se posicionando em relação aos familiares que vivenciam o óbito |
Instituições psiquiátricas: os modelos manicomiais e os serviços substitutos |
Sobre a prática livre e dirigida do jogo, brinquedo e brincadeira dentro da instituição escolar à luz da teoria crítica da sociedade |
“Comprando o que parece ser” : o discurso consumista na construção de subjetividades |
O canto do oprimido |
Arqueologia da polichinello: entre movimentos sociais e revistas literárias |
Problematizando práticas e analisando discursos: relatos de estágio no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro |
Aqui se faz, aqui se paga: delinquência e produção de subjetividades a partir do discurso de profissionais da penitenciária de segurança máxima de João Pessoa |
Por uma Psicologia clínica menos elitista |
Notas sobre as políticas públicas de saúde no Brasil |
A produção social do especialismo psi e suas implicações |
Representações socias de autonomia e reinserção social de usuários do CAPS: um estudo preliminar |
Um olhar para a autoestima dos idosos do asilo São Vicente de Paulo - Santarém/Pará |
Lei 11.788/08 – “lei do estágio”. Os desafios e contribuições da Psicologia |
O protagonismo juvenil como forma de superação da violência |
O milenarismo e o descaso social |